Os derradeiros Facebookers deste ano (o último de 2010 sai este sábado nas bancas!) com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde. Para o ano há mais ;) Abraços e boas Festas para todos! --- This year´s last Facebooker Illustrations with Nick Mrozowski´s art direction and Edson Athayde´s writings. To be continued in 2011... ;) Merry Christmas and see you all next year!
6 minutos do vosso tempo para (re)verem o que continua exposto no 21º Festival AmadoraBD até dia 7 de Novembro. Com a realização do GBNT, um aperitivo visual, para "quem come com os olhos", com alguns dos meus Diários Gráficos :)
---
6 minutes of your time to see, a part of my work at the 21st Amadora BD Comic Festival, on exhibition until November 7th. With the film direction of GBNT´s Design Studio, a visual appetiser, for all you sketchbook lovers :)
De 30 de Outubro a 6 de Novembro estarei presente no 21º Festival AmadoraBD para acompanhar visitas à minha exposição de "autor em destaque", no Núcleo Central do Festival no Fórum Luís Vaz de Camões, Brandoa (seg a qui, dom, feriado 10:00- 20:00 / sex e sab 10:00-23:00). O tema deste ano é "O Centenário da República" e as ilustrações usadas no cartaz, assim como no restante material gráfico, têm a minha autoria :) Aqui poderão ver toda a programação do Festival.
---
From today until November 6th, I´m attending the 21st Amadora BD Comic Festival, which theme is "The Republic´s Centennial". Check out my illustration for this year´s poster ;)
O 21º Amadora BD abre portas a 22 de Outubro, com o tema "O Centenário da República". Este ano serei o autor Português em destaque, responsável pelo desenho original dos diversos materiais gráficos do Festival :) E o spot publicitário já está online! Vemos-nos por lá?
---
The 21st Amadora BD comic Festival, will start on October 22nd, with "The Republic´s Centennial" as the main theme. Being the highlighted Portuguese author of this year´s Festival, I´m responsible for the illustration used for all the graphic material :) And the advertising spot is already online! See you there?
Editado no passado mês de Agosto nas páginas do "Jornal i", com a direcção de arte do Nick Mrozowski. Acima podem ver o processo completo de trabalho: do desenho a caneta bic que serviu de base à ilustração final, até ao resultado impresso em papel. Happy fim de semana! ;)
---
Featured on the "i" newspaper last August, with Nick Mrozowski´s Art Direction. Above a glimpse of the working process: from the roller ball point pen sketch to the final illustration printed on paper. Happy weekend ! ;)
Para os que ainda não foram a banhos, aqui ficam as ilustrações do Facebooker do passado mês de Julho. Publicadas todos os Sábados no jornal i (em papel e online), com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde. --- For those of you that still haven´t left for holidays, here are this last month´s Facebooker newspaper illustrations (AD: Nick Mrozowski). Out every Saturday both on paper and online.
Já lá vão 3 meses que mantenho esta colaboração no jornal i com a direcção de arte do Nick Mrozowski. A crónica semanal escrita pelo Edson Athayde chama-se "Facebooker" e foram-me pedidas ilustrações a cores em jeito de "Diário Gráfico". Sai aos Sábados ;) --- It´s been three months since I started this weekly collaboration with the Portuguese newspaper "jornal i" (AD: Nick Mrozowski). It´s called "Facebooker" and I have been requested to do sketchbook like color illustrations to go along Edson Athayde´s texts about Facebook. Out every Saturday ;)
Estão abertas as inscrições até ao dia 26 de Julho de 2010 para o meu próximo workshop sobre “Iniciação à COR digital (para BD e ilustração)”, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, de 2 a 6 Agosto de 2010, em horário laboral, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e em horário pós-laboral, das 18h00 às 22h00.
Atenção: não há entrevistas prévias de selecção para o Workshop. Para que possam frequentar o workshop os alunos têm de efectuar o pagamento da propina no acto da inscrição. Toda a informação está aqui.
---
My next workshop at the CIEAM, in Lisbon :) All the info here.
É oficial! No passado dia 18 de Maio, durante a conferência de imprensa realizada nos Recreios da Amadora, (na qual foi apresentada toda a programação que na área da Banda Desenhada vai assinalar o Centenário da República), foi anunciado este projecto para o qual me convidaram: redesenhar os heróis de banda desenhada “Quim e Manecas” (criados em 1915 por Stuart Carvalhais) para serem os anfitriões das comemorações nacionais do Centenário, conforme poderão ler aqui :) Até ao meu próximo post sobre esta minha colaboração, deixo-vos com alguns exemplos da pesquisa gráfica e uma imagem de conjunto dos novos "Quim e Manecas"! --- It's official! On May 18th, during the press conference held in Recreios da Amadora, (where all the comics programme concerning the Portuguese Republic´s Centennial was presented), it was finally announced the project in which I was invited to redraw the comics heroes "Quim and Manecas" (created in 1915 by Stuart Carvalhais) for the national commemorations of the Centennial, as you can see here :) Until my next post, I leave you with some examples of the graphical research and an overview of the new "Quim and Manecas!
Passamos grande parte da nossa vida "à espera": "à espera" de nascer, "à espera" de crescer, "à espera" do autocarro, "à espera" de alguém, "à espera" do fim de semana, "à espera" de uma resposta...etc. E há quem diga mesmo que "quem muito espera, desespera"... Enfim, eu também estou "à espera" de acabar uns trabalhos e de ter a confirmação de outros tantos, para poder partilhá-los aqui convosco... Enquanto isso não acontece, deixo-vos com alguns desenhos feitos durante uma visita a um hospital, com pessoas em salas de espera... --- We spend most of our lives "waiting": "waiting" to be born, "waiting" to grow up, "waiting" for the bus, "waiting" for someone, "waiting" for the weekend, "waiting" for an answer...etc. Anyway, I too am "waiting" to finish a few projects and have the confirmation of the following assignments, to share it here with all of you... In the meantime, here are some sketches done in an hospital´s waiting room, with more people waiting...
A minha próxima colaboração com o CIEAM, ao lado de 2 pesos pesados da ilustração portuguesa, como são o Bernardo Carvalho e o Daniel Lima. Junto com o incontornável saber do João Catarino (coordenador do workshop e autor deste cartaz). Toda a informação aqui :)
---
My next collaboration with the CIEAM, side by side with 2 heavy-weight Portuguese illustrators, such as Bernardo Carvalho and Daniel Lima and the know-how of João Catarino (author of this poster). All the info, here:)
Entrevista no "+", um magazine de cultura urbana (gratuito e de periodicidade mensal) em versão electrónica (flipping pages), que pode ser lida na integra aqui. Fica também desde já o meu agradecimento ao Vasco Lopes (editor e mentor deste projecto) pelo convite e interesse no meu trabalho.
---
A recent interview on "+", an electronic urban culture magazine that can be found (only in Portuguese) here. My special thanks to Vasco Lopes (the editor and author of this project) for his kind invitation.