7.1.11

Setting up tomorrow´s Facebooker illustration


Este Sábado é publicada mais uma das minhas ilustrações na crónica do Facebooker, escrita pelo Edson Athayde no verso do jornal i. Mas, como nem tudo sai à primeira, aproveito o dia de hoje para vos mostrar os dois desenhos preparatórios: um primeiro estudo (para aquecer a mão e plasmar a minha ideia para a imagem...) e o conjunto dos elementos coloridos da ilustração final, ainda por montar. Amanhã ponho no blog a versão final que foi impressa ;)
---
This Saturday, another of my Facebooker editorial illustrations will be out on paper. But in the meantime I wanted to show you how it was done: first as a warming up draft and then as a final coloured illustration, still not final since it needs to be assembled on the computer (it doesn´t always come out nice and clean, you know...). Tomorrow I´ll post the illustration that was finally published ;)

6.1.11

O princípio do fim / Beginning of the end

A partir de hoje e como promessa para este Ano Novo, decidi propor-me o desafio de postar todos os dias algo novo. As razões são várias, mas eu salientaria a de manter um interesse contínuo e ininterrupto para quem esteja a seguir o blog. Por isso e a partir de hoje, deixarei de enviar os emails de aviso à minha lista de contactos (para isso é que existe também a opção de se inscreverem como followers no canto superior direito do vosso écran) sempre que havia algo novo no blog, porque todos os dias deste ano, haverá algo novo :) Seja um workshop, um trabalho a solo ou em colaboração, uma encomenda oficial ou auto proposta, ou até um simples desenho feito num dos meus diários gráficos (como este que vos apresento da Cristina e da nossa filha Mariana - já com 15 meses). Espero conseguir manter o fôlego desta maratona... e continuar a merecer o vosso (crescente) interesse no meu trabalho.
---
From now on (as a New Year´s personal challenge), I will post something new every single day and therefor will no longer send the email reminders to my contact list of new stuff on the blog. Hoping I will be able to maintain the rhythm and increase your interest in my work on a daily basis :) Today´s image is one of my sketchbook´s spreads with Cristina and our 15 month old daugther Mariana, done with a ball point Bic pen. Stay tuned for more!

28.12.10

A preparar o primeiro Facebooker de 2011

E com estes, fecho os Facebookers de 2010 :) Espero que tenham gostado de acompanhar esta crónica do Edson Athayde com as minhas ilustrações (e a direcção de arte do Nick Mrozowski). A primeira colaboração de 2011 está já a ser feita aqui no estúdio, para que chegue ao quiosque do vosso bairro na edição do jornal i deste Sábado :) Até para o ano!
---
More Facebooker Illustrations, while the first one of 2011 is being done here at the studio. Hope you´ve enjoyed them. It´s been great fun drawing for Edson Athayde´s writings under Nick Mrozowski´s art direction. Out every Saturday on Jornal i :) See you next year!

23.12.10

Facebooker de 2010

Os derradeiros Facebookers deste ano (o último de 2010 sai este sábado nas bancas!) com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde. Para o ano há mais ;)
Abraços e boas Festas para todos!
---
This year´s last Facebooker Illustrations with Nick Mrozowski´s art direction and Edson Athayde´s writings. To be continued in 2011... ;) Merry Christmas and see you all next year!

3.11.10

Núcleo "Diários Gráficos" neste 21º Amadora BD

6 minutos do vosso tempo para (re)verem o que continua exposto no 21º Festival AmadoraBD até dia 7 de Novembro. Com a realização do GBNT, um aperitivo visual, para "quem come com os olhos", com alguns dos meus Diários Gráficos :)
---
6 minutes of your time to see, a part of my work at the 21st Amadora BD Comic Festival, on exhibition until November 7th. With the film direction of GBNT´s Design Studio, a visual appetiser, for all you sketchbook lovers :)

30.10.10

PASSA A PALAVRA

De 30 de Outubro a 6 de Novembro estarei presente no 21º Festival AmadoraBD para acompanhar visitas à minha exposição de "autor em destaque", no Núcleo Central do Festival no Fórum Luís Vaz de Camões, Brandoa (seg a qui, dom, feriado 10:00- 20:00 / sex e sab 10:00-23:00). O tema deste ano é "O Centenário da República" e as ilustrações usadas no cartaz, assim como no restante material gráfico, têm a minha autoria :) Aqui poderão ver toda a programação do Festival.
---
From today until November 6th, I´m attending the 21st Amadora BD Comic Festival, which theme is "The Republic´s Centennial". Check out my illustration for this year´s poster ;)

14.10.10

21º AmadoraBD 2010



O 21º Amadora BD abre portas a 22 de Outubro, com o tema "O Centenário da República". Este ano serei o autor Português em destaque, responsável pelo desenho original dos diversos materiais gráficos do Festival :) E o spot publicitário já está online! Vemos-nos por lá?
---
The 21st Amadora BD comic Festival, will start on October 22nd, with "The Republic´s Centennial" as the main theme. Being the highlighted Portuguese author of this year´s Festival, I´m responsible for the illustration used for all the graphic material :) And the advertising spot is already online! See you there?

8.9.10

Facebooker: Agosto/August

Facebooker: todos os Sábados no jornal "i" (em papel e online), com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde.
---
Facebooker: out every Saturday on "i" newspaper (both on paper and online), with Nick Mrozowski´s art direction and Edson Athayde´s words.

2.9.10

Be Happy...

Editado no passado mês de Agosto nas páginas do "Jornal i", com a direcção de arte do Nick Mrozowski. Acima podem ver o processo completo de trabalho: do desenho a caneta bic que serviu de base à ilustração final, até ao resultado impresso em papel. Happy fim de semana! ;)
---
Featured on the "i" newspaper last August, with Nick Mrozowski´s Art Direction. Above a glimpse of the working process: from the roller ball point pen sketch to the final illustration printed on paper. Happy weekend ! ;)

31.8.10

A trabalhar em...


A trabalhar nos novos "Quim e Manecas"... Para  mais info ver aqui :)
---
Working on the new "Quim and Manecas"... More info here  :)

10.8.10

Facebooker: Julho/July

Para os que ainda não foram a banhos, aqui ficam as ilustrações do Facebooker do passado mês de Julho. Publicadas todos os Sábados no jornal i (em papel e online), com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde.
---
For those of you that still haven´t left for holidays, here are this last month´s Facebooker newspaper illustrations (AD: Nick Mrozowski). Out every Saturday both on paper and online.

23.6.10

"Facebooker"

Já lá vão 3 meses que mantenho esta colaboração no jornal i  com a direcção de arte do Nick Mrozowski. A crónica semanal escrita pelo Edson Athayde chama-se "Facebooker" e foram-me pedidas ilustrações a cores em jeito de "Diário Gráfico". Sai aos Sábados ;)
---
It´s been three months since I started this weekly collaboration with the Portuguese newspaper "jornal i" (AD: Nick Mrozowski). It´s called "Facebooker" and I have been requested to do sketchbook like color illustrations to go along Edson Athayde´s texts about Facebook. Out every Saturday ;)

17.6.10

WORKSHOP sobre COR

Estão abertas as inscrições até ao dia 26 de Julho de 2010 para o meu próximo workshop sobre “Iniciação à COR digital (para BD e ilustração)”, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, de 2 a 6 Agosto de 2010, em horário laboral, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e em horário pós-laboral, das 18h00 às 22h00.
Atenção: não há entrevistas prévias de selecção para o Workshop. Para que possam frequentar o workshop os alunos têm de efectuar o pagamento da propina no acto da inscrição. Toda a informação está aqui.
---
My next workshop at the CIEAM, in Lisbon :) All the info here.

21.5.10

NOVOS "Quim e Manecas" do Centenário da República Portuguesa

É oficial! No passado dia 18 de Maio, durante a conferência de imprensa realizada nos Recreios da Amadora, (na qual foi apresentada toda a programação que na área da Banda Desenhada vai assinalar o Centenário da República), foi anunciado este projecto para o qual me convidaram: redesenhar os heróis de banda desenhada “Quim e Manecas” (criados em 1915 por Stuart Carvalhais) para serem os anfitriões das comemorações nacionais do Centenário, conforme poderão ler aqui :) Até ao meu próximo post sobre esta minha colaboração, deixo-vos com alguns exemplos da pesquisa gráfica e uma imagem de conjunto dos novos "Quim e Manecas"!
---
It's official! On May 18th, during the press conference held in Recreios da Amadora, (where all the comics programme concerning the Portuguese Republic´s Centennial was presented), it was finally announced the project in which I was invited to redraw the comics heroes "Quim and Manecas" (created in 1915 by Stuart Carvalhais) for the national commemorations of the Centennial, as you can see here :) Until my next post, I leave you with some examples of the graphical research and an overview of the new "Quim and Manecas!