16.1.11

Spending time with (my daughter) Mariana

Outro exemplo de um dos meus diários que são "depósitos gráficos": desta vez com referências ao tempo que passo junto com a Mariana, a minha filha de 16 meses de idade :)
---
Another example of my sketchbooks filled with "graphical leftovers": this time with references to the time I spend with my 16 months old daughter Mariana :)

15.1.11

More leftovers

Nos ditos diários gráficos, cabe tudo...
---
In these particular sketchbooks, everything fits....

14.1.11

Drawing with leftovers

Desenhar com "os restos". Com o que fica ao fim de um dia de trabalho. Este é o aspecto cada vez mais frequente dos meus diários gráficos. Mas ainda hei de voltar a falar nisto em breve...
---
Drawing with leftovers. With any visual remains of a day´s work. This is what my sketchbooks look like more and more often. But I´ll come back to this very soon...

13.1.11

Não acontecendo com frequência, às vezes... acontece! Apanhado em flagrante delito de "desenhar em caderno num transporte público" por uma utente do Metro de Madrid (segunda senhora a contar da esquerda). Como bom português, mantive a compostura e fiz como se não fosse nada comigo...
---
It doesn´t happen often, but this particular time... it did happen! I was caught in the act of "drawing in a sketchbook on a public transportation", by a subway commuter in Madrid (second lady on the left). Like any other genuine Portuguese, I just kept my composure and pretended I was of no concern to me...

12.1.11

12 mamãs com os seus respectivos bebés e... só um dos pais presente: eu! Aconteceu ontem num encontro entre mães que decorreu na loja de artigos para crianças "2 Manitas", aqui em Madrid. O tema da conversa durante um lanche com direito a bolo, bolachas e chá, era o dos "modelos alternativos de educação e ensino". Cada mãe partilhou as suas experiências e dúvidas em benefício de todos. Uma iniciativa interessante à qual quis participar enquanto pai da Mariana. E ainda aproveitei para preencher algumas páginas do meu diário gráfico enquanto ouvia as conversas cruzadas :)
---
12 moms with their babies and... only one of the dads: me! This happened yesterday at "2 Manitas" baby store here in Madrid, where a meeting about "alternative education models" took place (with cookies and tea). Each mom shared her experiences and doubts for the benefit of all. An interesting event I wouldn´t want to miss next to Cristina and our daughter Mariana. And also a great opportunity to sketch some of the babies present :)

11.1.11

Sketching at the airport...

...pessoas que como eu esperavam o seu voo.
---
...people that were also waiting to board on their planes.

10.1.11

"Tinta nos Nervos"

"Normas e regulamentos na UE" (original a canetas rollerball tipo Bic s/ cartolina Din A4) é uma das BDs inéditas que apresento nesta exposição.

"Tinta nos Nervos" é uma exposição de Banda Desenhada Portuguesa de autor, comissariada pelo Pedro Vieira Moura e na qual participo juntamente com outros 40 criadores nacionais. Inaugura hoje às 19h30 e fica aberta ao público até dia 27 de Março, no Museu Berardo, em Belém :) A não perder!
---
"Tinta nos Nervos" is a Portuguese Comic´s exhibition, curated by Pedro Vieira Moura, that features 41 authors with a personal and experimental line of work. I´m lucky to be part of it :) Above an example of one of my unpublished comics that can be seen from today´s vernissage until March 27th at Berardo Museum in Lisbon (Portugal).

9.1.11

To draw is to choose

Desenhar é, também, hierarquizar, prestar mais atenção a umas coisas do que a outras, escolher "o que" e "como" contar... Como nestas páginas de um meu diário gráfico com mais de 1 ano, onde procuro dirigir o olhar do leitor nos personagens do lado esquerdo da carruagem do Metro. É ao rever estas folhas que me dou conta de como desenhar torna tudo mais vivo e vivido.
---
Drawing is, also, to set an hierarchy, to give more attention to some things more than others, to choose "what" and "how" to tell... Like in this spread of one of my sketchbooks from a year ago, where I try to make the viewer look at the people sitting on the left side of the Subway waggon. As I look back at these pages, I realise how drawing makes everything more vivid and alive for me.

7.1.11

Setting up tomorrow´s Facebooker illustration


Este Sábado é publicada mais uma das minhas ilustrações na crónica do Facebooker, escrita pelo Edson Athayde no verso do jornal i. Mas, como nem tudo sai à primeira, aproveito o dia de hoje para vos mostrar os dois desenhos preparatórios: um primeiro estudo (para aquecer a mão e plasmar a minha ideia para a imagem...) e o conjunto dos elementos coloridos da ilustração final, ainda por montar. Amanhã ponho no blog a versão final que foi impressa ;)
---
This Saturday, another of my Facebooker editorial illustrations will be out on paper. But in the meantime I wanted to show you how it was done: first as a warming up draft and then as a final coloured illustration, still not final since it needs to be assembled on the computer (it doesn´t always come out nice and clean, you know...). Tomorrow I´ll post the illustration that was finally published ;)

6.1.11

O princípio do fim / Beginning of the end

A partir de hoje e como promessa para este Ano Novo, decidi propor-me o desafio de postar todos os dias algo novo. As razões são várias, mas eu salientaria a de manter um interesse contínuo e ininterrupto para quem esteja a seguir o blog. Por isso e a partir de hoje, deixarei de enviar os emails de aviso à minha lista de contactos (para isso é que existe também a opção de se inscreverem como followers no canto superior direito do vosso écran) sempre que havia algo novo no blog, porque todos os dias deste ano, haverá algo novo :) Seja um workshop, um trabalho a solo ou em colaboração, uma encomenda oficial ou auto proposta, ou até um simples desenho feito num dos meus diários gráficos (como este que vos apresento da Cristina e da nossa filha Mariana - já com 15 meses). Espero conseguir manter o fôlego desta maratona... e continuar a merecer o vosso (crescente) interesse no meu trabalho.
---
From now on (as a New Year´s personal challenge), I will post something new every single day and therefor will no longer send the email reminders to my contact list of new stuff on the blog. Hoping I will be able to maintain the rhythm and increase your interest in my work on a daily basis :) Today´s image is one of my sketchbook´s spreads with Cristina and our 15 month old daugther Mariana, done with a ball point Bic pen. Stay tuned for more!

28.12.10

A preparar o primeiro Facebooker de 2011

E com estes, fecho os Facebookers de 2010 :) Espero que tenham gostado de acompanhar esta crónica do Edson Athayde com as minhas ilustrações (e a direcção de arte do Nick Mrozowski). A primeira colaboração de 2011 está já a ser feita aqui no estúdio, para que chegue ao quiosque do vosso bairro na edição do jornal i deste Sábado :) Até para o ano!
---
More Facebooker Illustrations, while the first one of 2011 is being done here at the studio. Hope you´ve enjoyed them. It´s been great fun drawing for Edson Athayde´s writings under Nick Mrozowski´s art direction. Out every Saturday on Jornal i :) See you next year!

23.12.10

Facebooker de 2010

Os derradeiros Facebookers deste ano (o último de 2010 sai este sábado nas bancas!) com a direcção de arte do Nick Mrozowski e os textos do Edson Athayde. Para o ano há mais ;)
Abraços e boas Festas para todos!
---
This year´s last Facebooker Illustrations with Nick Mrozowski´s art direction and Edson Athayde´s writings. To be continued in 2011... ;) Merry Christmas and see you all next year!

3.11.10

Núcleo "Diários Gráficos" neste 21º Amadora BD

6 minutos do vosso tempo para (re)verem o que continua exposto no 21º Festival AmadoraBD até dia 7 de Novembro. Com a realização do GBNT, um aperitivo visual, para "quem come com os olhos", com alguns dos meus Diários Gráficos :)
---
6 minutes of your time to see, a part of my work at the 21st Amadora BD Comic Festival, on exhibition until November 7th. With the film direction of GBNT´s Design Studio, a visual appetiser, for all you sketchbook lovers :)