30.10.06

BD Online: REI ARENQUE # 1

A partir de hoje e até ao final do Festival Amadora BD 2006, colocarei uma série de 7 posts para vos mostrar diariamente as pranchas da banda desenhada “Rei Arenque”. Encomendado pelo Festival, este trabalho via Internet entre Madrid e Lisboa foi feito com argumento e a partir de um storyboard do David Soares. Estas mesmas pranchas acompanhadas de alguns elementos do processo de trabalho (textos, esboços, rascunhos...) também estarão patentes na exposição do Fórum Luís Camões até 5 de Novembro.

Starting today and until the end of AmadoraBD 2006 Comic Festival, I´ll be showing you all 7 boards of my Comic “Rei Arenque” done with David Soares´s script and storyboard. This comic, commissioned by the Comics Festival will also be exhibited at the Fórum Luís Camões until November the 5th.

17 comments:

Sandra Ramos said...

Gostei do "hors d'oeuvre"... tou de água na boca e olha que sou vegetariana;-)
A sério- muito fixe! Vou ver se passo pela feira.
Beijocas

Miguel Porto said...

Ola Richard!

Podemos quedar quando ti queiras, o meu portfolio non ten muito que ver... pero sempre é agradabel charlar cun compañeiro de profesión e vocación.

Um saudo!

Anonymous said...

Gosto especialmente como o peixe está desenhado! E sim, também das letrinhas (escondidas?) no corpo. Espero pelas próximas pranchas! Um beijino de cá.

Anonymous said...

...belos olhos de arenque tem a criancinha...
É sempre bom, desta enseada amena, acompanhar os teus desenhos! saudades das aulas de domingo na cave...
até!

Richard Câmara said...

Olá a todos!

Sandra: Obrigado pela visita. Se por acaso não conseguires passar pelo Festival, já sabes que poderás ver esta BD passo a passo (ou melhor dizendo, prancha a prancha) até 5 de Novembro aqui no Blog.

Stereotopffer: Quedamos la próxima semana, vale? No tengo tu móbil, pero te dejaré un mensaje en tu blog.

Yunseon: Se gostaste das letras escondidas mantêm-te atenta às seguintes pranchas, porque o argumento do David Soares deu-me "pano para mangas" e acho que se procurares com atenção és capaz de encontrar mais coisas...

Tânia: De facto os olhos de uma criança não mentem... Eu também tenho saudades das aulas de Domingo. Aprendi muito com elas. Fico muito contente por saber que te tenho como visitante.

Beijos e abraços para todos

Anonymous said...

FOI COM PENA QUE NÃO PUDEMOS ESTAR NA AMADORA.
AINDA SAIMOS DA VIEIRA PELA MANHÃ MAS O VELHO CARRO DEU O ESTOIRO AO CHEGAR AO BOMBARRAR E ACABAMOS EM CIMA DO REBOQUE.
fICAMOS À ESPERA DE OUTRA OCASIÃO PARA TE SAUDAR E APRECIAR A TUA ARTE.
BEIJOCAS DOA GISA E DO PEDROSA

Anonymous said...

Richard, this is something new and I like it a lot! The gray with the blue color and the collage drawing style... nice!!

Richard Câmara said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Richard Câmara said...

Olá Gisa e Pedrosa!

Foi de facto uma pena que não tivéssemos tido oportunidade de nos encontrarmos para vos dar um abraço. Espero que estejam bem e que possamos muito em breve ver-nos para por a conversa em dia.
Quem sabe se numa próxima exposição...

Beijinhos de Madrid

Richard Câmara said...

Good morning Maria!

I´m glad to know that you liked these comic boards. They were presented at the Amadora Comics Festival until this last Sunday in Portugal. As you well said it was done as a "collage" technique, mixing all kind of references directly on the PC. It´s very simple...

It took me around 3 weeks to do it, working daily from 9h to 24h. But I am fairly pleased with the results.

The funny thing is that I received the script + storyboard from David Soares (the scriptwriter) on the Net and everything was done and delivered by email.

All the best and thanks for you comment on my blog (now also written in English...)

All the best!

Anonymous said...

Também gosto muito desta, e do peixe trinchado e, ainda assim, de boca aberta. está muito expressivo. parece que vais abrir um baú, que vai sair alguma coisa secreta dali.
ana m

Anonymous said...

a entrada compulsiva dos richardcamara@iol.pt na minha caixa de e-mail fez-me vir aqui... se valeu a pena?... o melhor é deliciar-se com os outros comentários, eu sou apenas mais um visitante que ajudará na contagem.
Já agora aproveito para dizer que esta novela incestuosa do capuchino poderia ter muita piada, não fosse a pequena personagem já ter assumido um carácter de Conchita ou qualquer outra personagem mexicana de 1950 episódios.

C.O

Richard Câmara said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Richard Câmara said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Richard Câmara said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Richard Câmara said...

Caro “C.O.”,

Todos os comentários são bem vindos.
Este espaço não foi pensado só para elogios, mas também para críticas, sugestões e opiniões de todo o tipo.

No entanto da próxima vez (porque espero que continues a cá aparecer para me dizer o que gostaste ou não gostaste e já agora, porquê), sugiro que saias do anonimato. Parece-me ser importante para quem quer ser tomado a sério. E seu eu não quisesse levar-te a sério nem me dava ao trabalho de responder-te.

É que C.O. não me diz nada... Podia ser C.M, F.P. ou qualquer outra coisa.
E de comentários anónimos está o W.C. cheio...

Lamento que não gostes da minha recorrente apetência do Capuchinho. Nada posso fazer contra isso, é mais forte do que eu... Mas como deves saber, gostos (se é só disso que se trata) não se discutem...

Até porque receio que o episódio n.º 1951 venha já a caminho...

Espero voltar a contar com a tua opinião, mas desta vez sem te esconderes por detrás do anonimato.

Garanto-te que sou o primeiro interessado em conhecer e confrontar-me(-te) com o que pensas do meu trabalho. E aprender algo mais com isso.

Atentamente

Richard Câmara

Anonymous said...

:)

:) :)

:) :) :)

SwáSthya!