18.6.09

"A RISCAR LISBOA"

E para quem estiver interessado em participar na 2ª edição deste workshop, que o João Catarino e eu iremos dar já em Julho, basta inscrever-se, conforme descrito neste programa que vos deixo por extenso, para consulta (e se tiverem quaisquer dúvidas, é só perguntar):

“A RISCAR LISBOA”
Workshop intensivo de Diários Gráficos– Full time / 30h”
Orientadores: Richard Câmara e João Catarino

1. Sinopse
Richard Câmara e João Catarino, ilustradores e artistas gráficos (adiante designados como orientadores), propõem para a semana de 6 a 10 de Julho de 2009 um Workshop Intensivo de Diários Gráficos, onde cada aluno irá desenvolver uma série de exercícios percorrendo a cidade de Lisboa, com vista à realização de vários diários gráficos.

2. Programa
2.1 Tema: Diário Gráfico
Um Diário Gráfico (também designado no meio científico como "caderno de campo") é por definição um livro ou caderno com páginas livres para esboçar. Os artistas utilizam-no como suporte para diversos tipos de registos e referências, fazendo parte do seu processo criativo. A designação "Diário Gráfico" também se aplica ao mesmo tipo de caderno quando já completo de desenhos

Tanto a forma como o conteúdo do Diário Gráfico pode variar infinitamente em função do tipo de caderno (encadernação, qualidade, dimensão e número de folhas) e das características do trabalho esboçado (com diferentes técnicas e mais ou menos desenvolvimento dependendo do artista).

Hoje em dia, os Diários Gráficos têm despertado um maior interesse em mostras de arte contemporânea, assim como em retrospectivas históricas, agora que os registos “íntimos” e “transitórios” têm ganho um acrescido valor como elementos mais informativos do que as obras finalizadas tanto em pintura, desenho ou escultura.

2.2 Objectivos
Estimular e criar o hábito nos participantes, para uma prática de desenho sistemático e descomprometido no suporte do Diário Gráfico, partindo de uma recolha cronológica e constante de múltiplas referências visuais através da vivência quotidiana na cidade de Lisboa.

2.3 Metodologia
Cada aluno será acompanhado pelos orientadores no desenvolvimento do seu trabalho no diário gráfico como suporte de registos em qualquer lugar, para qualquer itinerário, como meio de pesquisa e desenvolvimento gráficos a partir da observação, da memória...etc., com vista à desmontagem do processo de desenhar.

Todo o workshop terá por isso uma vertente de trabalho de campo, tanto em exteriores (ruas, praças, jardins...etc.) como em interiores (cafés, transportes públicos, etc.), articulando momentos de desenho com a planificação dos exercícios, a definição de percursos, os desenhos de memória e uma partilha constante de referências.

Cada participante desenvolverá o seu registo individual num ambiente de trabalho, análise e discussão colectivos, com base em exercícios diários que pretendem estimular tanto a observação como o "espírito de observação", treinando um olhar atento sobre os percursos do quotidiano e consagrando o objecto do “Diário Gráfico” como um território de experimentação.

2.4 Materiais
Cada aluno deverá ter em conta a necessidade de trazer consigo:

- O seu diário gráfico por estrear, na forma de um caderno com 50 a 100 folhas, formato igual ou superior ao Din A5 (21cm x 14,85 cm), com folhas lisas (sem linhas) com ou sem marca (como por exemplo: Fabrica, Windsor&Newton, Moleskine, Papelaria Fernandes, ou qualquer “marca branca”).

- Material para desenhar como canetas tipo Bic, de feltro, lápis de grafite, cera, pastel ou carvão, tinta da china, acrílicos, pincéis e/ou qualquer outro tipo de material que deixe um registo sobre a forma de linha e mancha (tanto a preto e branco como a cores).

- Todo o material adicional que o participante ache relevante para a elaboração do seu trabalho.

3. Datas e Horários e Público alvo
O workshop terá lugar na semana de 6 a 10 de Julho de 2009, das 10h às 13h e das 14h às 17h, de 2ª a 6ª, totalizando 30h semanais
O público alvo deste workshop são professores, ilustradores, estudantes de belas artes, pintura, escultura, design e demais interessados com ou sem experiência prévia.

4. Propina e forma de inscrição
O valor da propina é de 100€ por aluno.
As inscrições serão feitas por ordem de chegada até completar o número máximo de vagas.
Cada inscrição só será considerada válida mediante o pagamento integral da propina por transferência bancária para a conta 88607949 do banco Millennium BCP (NIB: 0033 0000 0008 8607 9490 5) com a designação “Pagamento workshop DG Julho 09 + nome do aluno” até ao dia 2 de Julho. Pede-se o favor de enviar o dito comprovativo da transferência para o email camara.richard@gmail.com indicando o nome e apelido do aluno + contacto telefónico

5. CVs

Richard Câmara (Bruxelas,1973), arquitecto de formação, trabalha como autor de Banda Desenhada e Ilustração, tanto em Portugal como no estrangeiro, desde 1995. As suas colaborações passam por jornais, revistas, editoras, concursos, exposições e projectos artísticos.
De 1998 a 2001, frequenta os cursos de Cinema de Animação, Ilustração Infantil e BD do Centro de Imagens e Técnicas Narrativas (CITEN) da Fundação Calouste Gulbenkian, actualmente conhecido como CIEAM na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, com quem colabora desde 2004 como formador convidado.
Em 2002, obtém uma Bolsa de Criação Literária do IPLB/MC (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas do Ministério da Cultura do Estado Português) com a qual desenvolve, a tempo inteiro, um projecto inédito de adaptação de contos tradicionais marroquinos em Banda Desenhada.
A partir de 2006 muda-se para Madrid, onde trabalha para o mercado espanhol e Internacional, mantendo o seu portfólio on-line em:
www.richardcamara.blogspot.com

João Catarino (Lisboa, 1965), designer gráfico de formação, licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é professor no ar.co desde 1995 e monitor dos cursos de ilustração do CITEN da Fundação Calouste Gulbenkian actual CIEAM na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 1997.
Trabalhou em 1994 como designer gráfico com o designer José Brandão no atelier B2 e desde 1995 trabalha como free lancer em design gráfico e como ilustrador em diversas publicações.
Desde que foi aluno da Escola de Belas artes, tem vindo a desenvolver um trabalho regular e sistemático em diários gráficos. Alguma parte mais recente deste trabalho pode ser vista on-line em:
www.desenhosdodia.blogspot.com
Ambos constam como autores no Urban Sketchers e Diário Gráfico.

11 comments:

Andreia Vidal said...

Eu já me inscrevi no de ilustração para crianças 5 dias, 5 técnicas, mas já sei que tenho muitaaaaa concorrência!!
:)
Beijinho
Andreia

Alexandre Esgaio said...

Não tenho experiência nenhuma em computadores a não ser "scannar" o desenho e manter um blog de desenhos. Será que poderei participar no curso de ilustração para crianças?
Alexandre

Richard Câmara said...

Olá Andreia :)
Ter concorrência é sempre positivo, porque implica um maior esforço por (tentar) ser melhor. De qualquer forma até ao momento da entrevista, já sabes que todos têm as mesmas chances.
Boa sorte e até Agosto, o mais tardar ;)

Bj

Richard Câmara said...

Olá Alexandre,

À excepção do "A Riscar Lisboa" cuja inscrição é directa, em todos os outros workshops previstos para Julho e Agosto, é sempre feita uma entrevista ao candidato com apresentação do seu portfólio. Este é o único requisito para te candidatares a frequentar os meus workshops. Não é importante se tiveres mais ou menos experiência com computadores, porque o nível de conhecimentos dos participantes é sempre muito variado (há quem saiba muito, até mais do que eu; e quem não saiba nada) e a ideia é trabalharmos de forma a aprendermos uns com os outros, como se se tratasse de um atelier de ilustradores. De forma que podes inscrever-te sem problema :)

Se tiveres quaisquer outras dúvidas, é só perguntar.

Até breve
Richard

Eduardo Salavisa said...

E vai um almoço quando estiveres por cá?

Richard Câmara said...

Com os "suspeitos do costume" e uns desenhos à mistura? Mas é claro que sim!

Maria Teixeira said...
This comment has been removed by the author.
Maria Teixeira said...

Ainda há vagas para o workshop "A riscar lisboa"?
obrigada!

Richard Câmara said...

Olá Maria,

Sim, ainda temos vagas.

Maria E. said...

hehe, great poster!!!

Richard Câmara said...

Hi Maria!
Welcome back from France :) I hope all went well and that you´ll be able to tell us a little bit about your trip sometime soon.

Thanks for your comment. The poster was done to announce a Sketchbook workshop that I will be giving with João Catarino (a great friend and Illustrator), next week in Lisbon. Actually, it´s the "same one" that we did last year with those 7 students I posted earlier ;)

See you soon! Hejdo!