8.11.09

"Um pouco de fé"


Prova para uma editora portuguesa que procurava quem ilustrasse um livro infantil com as letras das músicas dos Xutos & Pontapés. Calhou-me fazer uma ilustração para os "Contentores".
Foi-me dito que este meu trabalhou agradou. Mas não singrou... Tenho uma certa curiosidade em saber quem ficou com esta encomenda e como será o livro (se o virem, avisem!). Enfim, fica para a próxima. Nada como ter "um pouco de fé" ;)
Até lá, fica a letra da música, para quem não a conhece (?!)

A carga pronta metida nos contentores
Adeus aos meus amores que me vou
P'ra outro mundo
É uma escolha que se faz
O passado foi lá atrás

A carga pronta metida nos contentores
Adeus aos meus amores que me vou
P'ra outro mundo
Num voo nocturno num cargueiro espacial
Não voa nada mal isto onde vou
P'lo espaço fundo

Mudaram todas as cores
Rugem baixinho os motores
E numa força invencível
Deixo a cidade natal
Não voa nada mal
Não voa nada mal

Pela certeza dum bocado de treva
De novo Adão e Eva a renascer
No outro mundo
Voltar a zero num planeta distante
Memória de elefante talvez
O outro mundo

É uma escolha que se faz
O passado foi lá atrás
E nasce de novo o dia
Nesta nave de Noé
Um pouco de fé (x2)
---
A test illustration for a childreen´s book based on the lyrics of a known Portuguese Rock group band, called Xutos & Pontapés. Although I was told, my work based on the "Contentores" music made it to the final, I didn´t get the job... I wonder who did and how the book will turn out to be. Well, you can´t win them all! ;)

15 comments:

Maria E. said...

Nice work Richard! I'd love to see the complete book! Too bad they didn't pick you. :( Would look good as a regular print as well, have you thought of making copies? I'm sure lots of kids would love to have it on their wall. :)

Pedro Moura said...

Olá, Richard.
Sabes as minhas críticas a este projecto, mas o facto de te terem rejeitado pode ser visto de duas formas: 1. ou ficamos todos aborrecidos porque não parece teres "cumprido" os desejos deles, e esperneamos por aqui, sem mais; ou 2. ficamos contentes por não teres de estar presente numa antologia cujo conceito de partida é paupérrimo e de mau gosto. Não estou a tomar nenhuma posição moralista de achar que não se devem passar letras sobre toxicodependência a crianças, mas antes a menosprezar todo este aparato publicitário em torno dos Xutos & Pontapés, que é uma banda que quer comer o bolo e ficar com ele na mão. Aposto como o livro não será particularmente interessante, mas vamos esperar.
O que mais aborrece, porém, é convidarem os artistas a trabalhar, a gastar tempo, depois negar esse trabalho e... adivinhem quanto pagaram? Ah, já sei, é para "divulgar" ou "ajudar-te".
Pedro

Ivo said...

Não poderia estar mais de acordo com o Pedro Moura.
De qualquer maneira, bom trabalho Richard.
Ah! Já agora... Estive no Amadora BD este fim de semana e vi um dos teus trabalhos que ganhou um prémio. O do Capuchinho vermelho. Muito bom!

Abraços!

Rui Lourenço said...

Fogo! Assim desenhar é divertido, gosto da ilustração! gostei da arca de noé, e tb da cobra com o capacete espacial. Porque não usaste tb o Elefante?
Realmente, à não sei quantos anos que esta musica existe e eu nunca tinha feito nenhuma imagem na cabeça, Obrigado!
Em relação a não seres escolhido, é pena, fica para as próximas opurtunidades. Bom trabalho! Rui

Matalonga Jorge said...

Um livro infantil com a letra dos contentores...???

E eu que já tinha percebido que nem todos os livro ilustrados podem ser "consumidos" por crianças...(!), neste caso acho que o texto não seria muito recomendado...

Adorei a tua ilustração!
muito boa...

Um beijinho para ti
S_MJ

MMMNNNRRRG said...
This comment has been removed by the author.
MMMNNNRRRG said...

a razão porque não foste escolhido é porque desenhaste o Tim como um MACACO, e isso é quase tão mau como queimar a bandeira nacional em frente do Cavaco ou algo assim. Richard, lá porque tens 2 ou 3 passaportes diferentes, isso não te dá direito a gozar com os símbolos nacionais!

Richard Câmara said...

Hi Maria, Thank you :) These things happen and I am not at all worried. I think it would be hard to find customers to buy copies of this illustration, but I´ll gladly send it to you if you think it might have a chance in Sweden :)

Olá Pedro,
Obrigado pelo teu comentário, mas CALMA: concordo contigo em que há que insistir com todos os clientes que o nosso trabalho como ilustradores tem que ser pago como com qualquer outro profissional, mas neste caso eu aceitei estas condições de participar no escuro e assumo os riscos. O facto de não me terem aceite "faz parte".
Quanto à validade do projecto sobre os Xutos, não me aquece nem me arrefece. ë uma encomenda e cliente como qualquer outro. Acho que foi um desafio interessante tentar dar a volta ao prego e sei que fiz o melhor que podia e sei fazer. Mas não dá para agradar a todos...
Mesmo assim, agradeço-te por saíres na minha defesa :)
Um abraço amigo e parabéns pela Juno ;)
Olá Soares,
Obrigado. Se gostaste do Capuchinho que viste no Amadora BD, dá uma vista de olhos aqui no blog: tens uma secção inteira de capuchinhos!!! Mas cuidado, são tantos que podes enjoar... :)

Olá Rui :)
Obrigado! Olha que o elefante foi utilizado: está no canto superior direito da ilustração, é o planeta branco. Quanto a ser divertido desenhar, como se diria aqui em Madrid: PUÉS CLARO QUE SI, HOMBRE!! ;D

Olá Sofia!!
Obrigado :) Sabes que há quem diga que a liberdade em termos criativos não está em "fazermos só o que gostamos, mas sim em gostarmos de tudo o que fazemos"... e isso aplica-se às voltas que às vezes temos que dar a certas encomendas para tentar encontrar um ponto de interesse para nos agarrarmos e agarrarmos aos leitores... Fiz o melhor que pude: o que já não é pouco ;)
Um bj

Olá Mmmnnnrrrggg,
Estás completamente equivocado: o Tim não é o macaco... é a foca! :)
Um abraço

Rita Oliveira Dias said...

bem, parece-me uma ideia... pouco interessante para um livro.
Acrescento que para a próxima és rejeitado por um projecto mais interessante...digo, selecionado!
Abraço

Richard Câmara said...

Olá Rita :)

Percebo o que tu dizes e agradeço-te pelo voto de confiança, mas se gostaste da ilustração (e não sei se é o caso..) então o projecto pode ser interessante, visto que uma coisa não vive sem a outra (texto + imagem), certo?

É preciso pensar que tudo pode vir a ser interessante, dependendo da forma como pegamos no assunto...

Um beijinho e até breve, em Lisboa ;)

jens hunger said...

i like this.......

Richard Câmara said...

Thanks Jens,
Please do drop bye again and leave your comment.I´ll be glad to read it.

ana sofia santos said...

isto é igual a ficar fora de um workshop feito por ti... mas há mais :)

Richard Câmara said...

Olá Ana Sofia,

Obrigado :)Workshops meus em Lisboa, agora só lá para a Páscoa ou para o Verão... Espero que tenhamos oportunidade de nos encontrarmos.

Até breve

ana sofia santos said...

:) pois estava mesmo a falar do de verão passado
lá se espera